QUEM SOMOS
A Flor de Maio Teatro nasceu lá em meados de 2015, na época, estávamos concluindo o curso técnico de teatro no Atelier de Artes Integradas (Itabirito – MG).
Esse curso foi um momento muito especial nas nossas vidas, momento em que estavámos nos profissionalizando e buscavámos possibilidades para continuar trabalhando na área.
Foi daí que surgiu a ideia de criar um grupo de teatro! Bárbara Sill, Larissa Ribeiro e Marcos Diniz fundaram o Grupo Teatral Flor de Maio, hoje A Flor de Maio Teatro. Mas, vocês devem estar se perguntando: De onde surgiu essa ideia de um grupo de teatro se chamar Flor de Maio?
Em uma aula do curso técnico, um professor comentou sobre uma tradição típica de Itabirito: Vocês já observaram que do dia 30 de abril para 1º de maio, as janelas da nossa cidade ficam repletas de florzinhas amarelas?
Pois é, nessa aula descobrimos que as pessoas fazem isso acreditando que Maria irá visitar, durante a madrugada, as casas que tem a flor e irá abençoar o lar. Essa florzinha amarela e muito delicada se chama flor de maio. No nosso primeiro espetáculo, de rua e itinerante, contamos sobre essa tradição!
Em 2017, nossas flores Júlia Castro e Millena Muniz se juntaram ao grupo, que hoje é por quatro mulheres. Temos um compromisso muito intenso com tudo o que produzimos, para além do afeto, do carinho e de contar nossas histórias, nós prezamos por um trabalho que dialogue com a pesquisa, estudos e constante atualização.
Equipe
Júlia Castro
Larissa Ribeiro
Millena Muniz
Linha do tempo
2022
Luz do Túnel
Uma história que vem resgatar o contexto do Hospital Colônia de Barbacena, MG e provocar reflexão!
Entre os anos de 1930 e 1940 Celeste encontra-se grávida de um grande amor que foi embora. A moça conhece os mistérios do mundo invisível desde criança, antes do falecimento da mãe e é conhecida como milagreira. Seja para esconder a gravidez, seja para abafar suspeitas de que sua mente encontra-se “desajustada”, por pressão da sociedade, é enviada para o Hospital Colônia de Barbacena. Uma vez no Colônia, através de seus olhos conhecemos a dor do preconceito e a crueldade do abandono.
2022
Flor de Mim
Gestado através de “História de uma mulher”, nasce o curta “Flor de Mim”.
Ser mulher exige muita coragem e é com a mesma coragem de quem mergulha nas águas, que imergimos, aprofundamos, mergulhamos, tudo ao mesmo tempo, no nosso eu, na nossa ancestralidade, na história de mulheres múltiplas, únicas, na história de uma mulher, ou de várias. Flor de mim, um curta-metragem documental da Flor de Maio que mescla ficção e realidade.
2022
Entre Letras e Estrelas
“Entre Letras e Estrelas”, um espetáculo infantil, nasceu do desejo de unir duas coisas que amamos: teatro e literatura. Nasceu em 2019, foi apresentado como ensaio aberto no “Festival de Teatro de São Gonçalo do Bação” e por conta da pandemia, o espetáculo ficou no forno, sendo processado e cuidado. Em 2022 passamos no edital de ocupação da prefeitura de Belo Horizonte e apresentamos no Teatro Marília. Tivemos grandes desafios e muitas emoções!
2022
Contando Histórias
Amamos contar e escutar histórias, faz parte do nosso cotidiano e da cultura local. Durante nossa trajetória tivemos experiências com a contação como incentivo a leitura, então surgiu, através das nossas experiências a “Oficina de Contação de histórias, entre o teatro e a literatura”, que foi aprovada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Itabirito de 2021
2022
Recita – Rede Criativa de Itabirito
Criando laços , firmamos rede através do “Raízes- Desenvolvimento Sustentável” com projeto de “Desenvolvimento territorial”, nos juntamos à outros artistas, empreendedores e colaboradores de Itabirito, buscando fortalecer nossos trabalhos e ampliar nossos horizontes gerais
2022
Nova identidade
A Flor criou raízes, cresceu, floresceu… passou por diversas fazes e nosso identidade foi modificada depois de tantas vivências, experiências, aprendizado e o “Projeto de Desenvolvimento Territorial” foi fundamental para essa modificação. Éramos “O Grupo teatral Flor de Maio” e passamos a ser “A Flor de Maio Teatro”.
2021
A história de uma mulher
“A história de uma Mulher “ surgiu com a parceria entre o Atelier de Artes Integradas, nossa primeira escola e onde A Flor nasceu. Foi um processo muito significativo, porque foi online, exploramos um novo universo, na nossa escola, com a diretora Bruna Chiaradia e tudo isso deu origem ao nosso curta metragem.
2021
Anunciação
“Anunciação” é uma cena curta criada online que reúne personagens icônicas: A UNIVERSO, A TEMPO, A PLÁSTICO e A CAPETALISMO. Com um humor ácido a cena foi premiada no mesmo ano como “Melhor roteiro” original no FESTECO – Festival de Teatro Comunitário de Mariana.
2021
Raízes
Fortalecemos nossas raízes e fomos incubadas no projeto de “Desenvolvimento Territorial e Transformação Social de Itabirito”, patrocinado pela Vale e executado pela empresa Raízes Desenvolvimento Sustentável. Esse processo foi fundamental pro nosso crescimento enquanto grupo e artistas.
2020
Renovação
Com a pandemia da COVID 19 tivemos que inovar e testamos! Fizemos o Sarau Flor de Maio, a Improlive, nos aventuramos na radionovela “Donas do Lacre”, gravamos cenas curtas para editais e parcerias… Nos fortalecemos em um momento tão difícil e repensamos o grupo.
2018
Espetáculo Flor de Maio no II FESTECO
Participamos , com o “Flor de Maio” do Festival de Teatro Comunitário de Mariana e arrecadamos algumas premiações e muitos aprendizados.
2018
Espetáculo Flor de Maio no FACE XVIII
Viajamos pela primeira vez com o “Flor de Maio” e fomos “Festival de Artes Cênicas de Conselheiro Lafaiete” e voltamos premiados!
2017
Estreia do espetáculo Flor de Maio
Finalmente nasceu o espetáculo do jeitinho que a gente sonhava: na rua, interativo e que contava o costume da nossa cidade, Itabirito. Foi uma loucura a produção, a primeira vez que estávamos cuidando de absolutamente tudo! Aprendemos tanto… Foi tão emocionante… Fizemos tantas amizades, tantos corações foram conquistados naquele momento… e foi ai que começamos realmente a florescer !
2016
Criação do nosso primeiro espetáculo: Flor de maio
Sem grandes investimentos, mas com muita imaginação, articulação e vontade, criamos a dramaturgia do espetáculo e resolvemos chamar outras pessoas para se aventurarem nesse mundo desconhecido.
2015
O nascimento da Flor de Maio
Com a finalização do Curso Técnico de Teatro do Atelier de Artes Integradas, três jovens estavam querendo desbravar o mercado de trabalho teatral criaram o grupo que inicialmente atuava com teatro empresarial para a arrecadação inicial, que depois serviria de investimento para o nosso primeiro espetáculo. Nosso nome surgiu antes de tudo! Apaixonamos com a flor de maio e sabíamos que esse deveria ser o nome do nosso grupo.
Premiações
FACE – Festival de Artes Cênicas de Conselheiro Lafaiete
2018
Categoria Espetáculo de Rua / Fase Nacional
Premiações:
- Atriz Coadjuvante (Millena Muniz);
- 3° lugar – Melhor Espetáculo no Voto Popular.
II FESTECO – Festival de Teatro Comunitário de Mariana
2018
Categoria Espetáculo de Rua
Premiações:
- Melhor Maquiagem (Coletivo);
- Melhor Trilha sonora (Larissa Ribeiro);
- Melhor Direção (Coletiva);
- Melhores Atrizes Coadjuvantes (Júlia Castro e Millena Muniz);
- Atriz revelação (Bruna Sudário).
V FESTECO – Festival de Teatro Comunitário de Mariana
2021
Categoria Espetáculo Virtual
Premiação:
- Melhor Roteiro Original (Millena Muniz).